Os Jovens e a Educação Financeira

cartaz conferencias.inddRealizou-se no passado dia 30 de Abril mais uma conferência, promovida pela Escola Profissional de Tondela, sob o tema: “Os Jovens e a Educação Financeira”, que teve como convidados prelectores o Dr. Mário Frota, Presidente da Associação Portuguesa de Direito de Consumo e a Dr.ª Carolina Silva, afecta à DECO, instituição voltada para a defesa do consumidor.

A Dr.ª Carolina Silva apresentou alguns exemplos dos problemas decorrentes do endividamento e sobreendividamento passivo das famílias. A responsável explicou ainda a importância de elaborar e gerir o orçamento familiar, onde o ideal seria a poupança, aproveitando ainda para fazer referência aos cuidados a ter nas compras, sugerindo que seja feita uma lista de compras, verificando e comparando preços, assim como evitar fazer compras com crianças.

Já para o Dr. Mário Frota, é essencial apostar num educação financeira séria nas escolas. “Devíamos de ter uma política educativa através da inserção nos programas e nas actividades escolares, bem como nas acções de educação permanente, de matérias relacionadas com o consumo e os direitos do consumo, inclusivamente usando os meios tecnológicos próprios de uma sociedade da informação”, disse.

Read More O Director da Escola Profissional de Tondela, Dr. Miguel Rodrigues, sublinhou, por seu lado, que a Escola tem também a responsabilidade de ajudar a preparar para o futuro e de ensinar a pensar a longo prazo, ou seja, a planear o futuro. Assim, “educar financeiramente, é isso tudo, é um gesto simples, mas poderoso, é viver o futuro, é ganhar a liberdade para agir no futuro, é numa expressão simples, assegurar o futuro. A nossa escola entendeu por isso oportuno realizar este momento de reflexão e de debate em torno dos hábitos, das práticas e das opiniões pessoais, a propósito da forma como os nossos jovens lidam com o dinheiro, em geral, despertando, desta forma, para esta temática, de educação financeira, enquanto processo de informação, instrução e aconselhamento, que pretende ajudar os jovens a desenvolver o seu conhecimento sobre os produtos e conselhos financeiros, prevenindo o sobreendividamento e promovendo a qualidade de vida, estimulando, ao mesmo tempo, a poupança”.

De salientar a presença, como aliás tem sido costume nestas conferências, dos alunos do Curso de Restauração e Bar, que serviram café, chá e sumos, no hall da entrada do Auditório Municipal de Tondela, onde foi realizada a conferência “Os Jovens e a Educação Financeira”.

Para terminar o ciclo de conferências deste ano lectivo, vai realizar-se mais um debate, no próximo mês de Junho, relacionado com o tema: “Os Jovens e os Hábitos de Vida Saudável”.

Share

Saber mais sobre

<< Set 2019 >>
STQQSSD
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6