IV Feira Antiga e 1º Passeio de Clássicos

feiraantiga2011À semelhança de anos anteriores, a Escola Profissional de Tondela realizou, no passado dia 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – mais uma edição da Feira Antiga.

Os objectivos desta realização (realizada em estreita parceria com o Município de Tondela e outras instituições do nosso movimento associativo concelhio), passam pelo desenvolvimento da relação entre a escola, pessoas e instituições, recriar os nossos valores e tradições de cultura local e proporcionar aos alunos momentos de convívio e de relação com a comunidade envolvente, abrindo-se a escola ao exterior.

O rufar de um grupo de bombos de Castelões, pelas artérias da Cidade, antecedeu a abertura da Feira que, ao meio dia em ponto, foi feita pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, que presidiu à abertura oficial da IVª Edição da Feira Antiga.

Na presença dos seus Vereadores, do Director da Escola Profissional, o Dr. Miguel Rodrigues, entre outros dirigentes deste estabelecimento de ensino e vários autarcas e convidados, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, chefiou uma breve visita às bancas instaladas no recinto da Escola, podendo apreciar os produtos hortícolas expostos, o artesanato do Concelho, a recriação da cultura do linho com um tear em laboração, a preparação do fio, para além dos enchidos, doces, vinhos, não faltando as agricultoras de Castelões que coziam os bolos com chouriço em forno de lenha e uma vasta panóplia de coisas próprias de uma feira da primeira metade do Século XX.

Desta vez instalado no recinto da Escola – em virtude da intervenção que está em curso no Largo da República – o certame atraiu, ainda assim, imensos visitantes e gente interessada em adquirir alguns dos produtos expostos.

Seguiu-se o almoço convívio, entre os convidados, confeccionado superiormente, nas cozinhas da Escola Profissional de Tondela.

Durante o período da tarde, decorreram um conjunto de actividades lúdicas e de animação musical que contaram com a participação dos Cavaquinhos de Castelões, do Rancho Cantarinhas de Molelos, do Grupo Cana Verde de Canas de Santa Maria, entre outros, contagiando e entusiasmando todos os presentes, demonstrando deste modo que os objectivos desta iniciativa haviam sido, uma vez mais, claramente alcançados.

Seguros da importância da realização destas iniciativas por parte da Escola Profissional de Tondela, queremos deixar um reconhecimento especial aos alunos, professores, funcionários, membros da direcção, empresas, outras instituições e a todos quantos, de forma mais ou menos directa, colaboraram, pela excelente imagem que transmitiram da Instituição e que, em muito, contribuiu para a consolidação da Escola Profissional de Tondela como uma Escola de referência na nossa Região.

Share

Saber mais sobre

<< Jun 2019 >>
STQQSSD
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30