Área de Educação e Formação: 523 – Eletrónica e Automação
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4
Nível de Qualificação do QEQ: Nível 4

Referencial da Qualificação no site da ANQEP (data da última alteração 2020-07-22)
523268 – Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos, eletromecânicos e de automação e comando, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

OBSERVAÇÕES: Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Perfil Profissional - o que faz?

 

 

  1. Preparar e organizar o trabalho, a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, sistemas de automação e comando e instalações de telecomunicações em edifícios.
    1. Analisar desenhos esquemáticos de equipamentos elétricos/eletrónicos, sistemas de automação e comando e de instalações de telecomunicações em edifícios, nomeadamente, instruções técnicas, regulamentação específica, manuais de fabricante, a fim de proceder à sua instalação, manutenção e/ou reparação;
    2. Verificar e preparar os equipamentos, as ferramentas e os materiais adequados à instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando e instalações de telecomunicações em edifícios.
  2. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica e sistemas de automação e comando, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando, de acordo com as instruções técnicas e planos de instalação;
    2. Efetuar ensaios e colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando, verificando a operacionalidade dos sistemas, efetuando as correções e regulações necessárias de forma a adequar os desvios e os valores do ensaio aos parametros pré-definidos, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  3. Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Verificar, periodicamente, quando planeado, as condições de funcionamento e diagnosticar eventuais deficiências e/ou avarias de equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando, efetuando os ensaios e as medições adequados de acordo com instruções técnicas e manuais de fabricante;
    2. Reparar e/ou corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando, substituindo e/ou reparando os componentes danificados, a fim de garantir os padrões de qualidade exigidos.
  4. Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Instalar equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, executando a instalação dos sistemas de gestão técnica centralizada em edifícios, de acordo com a regulamentação específica e as instruções planeadas;
    2. Colocar em funcionamento os equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios e efetuar os ensaios adequados, a fim de garantir o seu correto funcionamento e os padrões de qualidade exigidos.
  5. Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
    1. Diagnosticar anomalias, deficiências e/ou avarias em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando testes de funcionamento, a fim de identificar falhas ou confirmar anomalias detetadas pelo cliente e/ou serviço;
    2. Corrigir deficiências em equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, efetuando a respetiva correção necessária para o seu adequado funcionamento.
  6. Prestar assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de sistemas e equipamentos eletrónicos intervencionados.
  7. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.


Perfil Profissional - que competências tem? - Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Inglês técnico.
    2. Electromecânica.
    3. Orçamentação.
    4. Informática na ótica do utilizador.
    5. Comando numérico computadorizado.
    6. Controlo de processos.
  2. Conhecimentos de:
    1. Matemática.
    2. Física e química.
    3. Desenho esquemático.
    4. Instalações elétricas de baixa tensão.
    5. Máquinas elétricas.
    6. Técnicas de medida e instrumentação.
    7. Técnicas de soldadura.
    8. Máquinas-ferramenta.
    9. Técnicas de manutenção.
    10. Montagem de automatismos com autómatos.
    11. Instalações com circuitos de domótica.
    12. Hidráulica e pneumática.
    13. Automação e robótica.
    14. Microcontroladores.
    15. Optoeletrónica.
    16. Domótica.
    17. Segurança, higiene, saúde e proteção ambiental, aplicadas à atividade profissional.
    18. Legislação aplicada à atividade profissional.
    19. Normas e padrões de qualidade.
    20. Aparelhos de teste e de medida – características e aplicações.
    21. Calibração de equipamentos eletrónicos.
    22. Tecnologia dos materiais elétricos e eletrónicos.
    23. Planeamento e organização do trabalho.
    24. Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando.
    25. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação, reparação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando.
    26. Tipologia e funcionamento de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    27. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Electricidade.
    2. Eletrónica analógica.
    3. Eletrónica digital.
    4. Eletrónica de potência.
    5. Tecnologia de comando.
    6. Normas e procedimentos aplicáveis na instalação, manutenção e reparação de equipamentos e sistemas eletrónicos de automação e comando.
    7. Tecnologia dos equipamentos e ferramentas utilizados na instalação, manutenção e reparação de sistemas de eletrónica, automação e comando.
    8. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando.
    9. Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas eletrónicos industriais de automação e comando.
    10. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando.
    11. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos e sistemas de eletrónica e de automação e comando.
    12. Técnicas de reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica e de automação e comando.
    13. Tipologia e funcionamento dos equipamentos e sistemas eletrónicos elementares de domótica.
    14. Tipologia e caracterização dos materiais e ferramentas aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas eletrónicos elementares de domótica.
    15. Princípios de funcionamento e regulação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    16. Tecnologias dos equipamentos e ferramentas utilizadas na instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
    17. Técnicas de instalação e ensaio de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.
    18. Técnicas de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios.

Perfil Profissional - que competências tem? - Aptidões

  1. Seleccionar componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e os regulamentos existentes.
  2. Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.
  3. Utilizar os procedimentos associados às operações de correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.
  4. Interpretar anomalias de funcionamento de equipamento eletrónico industrial e formular hipóteses de causas prováveis.
  5. Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.
  6. Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.
  7. Utilizar as técnicas de reparação de pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
  8. Utilizar as técnicas de montagem, manutenção e reparação de automatismos industriais.
  9. Utilizar os procedimentos associados à programação de algoritmos de controlo para autómatos programáveis.
  10. Utilizar os procedimentos associados à instalação e operação de sistemas de automação por autómatos programáveis de pequena e média complexidade.
  11. Identificar e interpretar as características e os princípios de funcionamento de equipamentos e sistemas eletrónicos industriais de automação e comando.
  12. Propor a racionalização de energia elétrica e a utilização de fontes de energia alternativas.
  13. Aplicar os procedimentos, os métodos e as técnicas associados às regulações, calibrações e alterações no decurso de exploração dos sistemas eletrónicos utilizados no comando e controlo de equipamentos industriais.
  14. Utilizar os procedimentos associados à implementação de sistemas de comando e controlo relativos a instalações e equipamentos industriais, através de autómatos programáveis, microprocessadores, electropneumática e electrohidráulica.
  15. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando.
  16. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e comando.
  17. Utilizar os métodos e as técnicas de ensaio do funcionamento de equipamentos e sistemas de eletrónica e de automação e comando instalados.
  18. Aplicar os procedimentos associados às alterações e correções necessárias no equipamento, tendo em conta os desvios entre os valores de ensaio e os parametros préestabelecidos.
  19. Identificar e caracterizar os diferentes tipos de equipamentos, componentes, ferramentas e materiais aplicados à instalação e à manutenção de equipamentos e sistemas eletrónicos elementares de domótica.
  20. Aplicar os procedimentos, os métodos e as técnicas de instalação, ensaio e/ou reparação de equipamentos e sistemas elementares de domótica.
  21. Utilizar os processos e as técnicas de instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  22. Utilizar os métodos e as técnicas de verificação e ensaio do funcionamento e diagnóstico de deficiências de instalações de telecomunicações em edifícios.
  23. Utilizar os processos e as técnicas associados às manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações de telecomunicações em edifícios.
  24. Utilizar a documentação técnica respeitante à atividade desenvolvida e os procedimentos relativos à elaboração de relatórios.

Perfil Profissional - que competências tem? - Atitudes

  1. Trabalhar em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
  2. Comunicar conceitos e ideias de forma clara.
  3. Adaptar-se aos novos materiais, processos e tecnologias de conceção e produção.
  4. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  5. Agir com iniciativa e demonstrar capacidade de análise no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.
  6. Interagir com outros intervenientes no processo de instalação e/ou manutenção e reparação, de forma a responder às solicitações do serviço.
  7. Demonstrar criatividade, autonomia e espírito inovador.

Plano Curricular do Curso

Componente
Disciplina
Total de horas
Sócio-Cultural
Português
320
Língua Estrangeira
220
Área de Integração
220
Tecnologias da Informação e Comunicação 60
Educação Física 140
Formação Científica
Física e Química
200
Matemática
300
Formação Técnica
Tecnologias Aplicadas 175
Sistemas Digitais
150
Automação e Comando 325
Eletricidade e Eletrónica 325
Área de Projeto 225
Formação em Contexto de Trabalho
750

Informação completa sobre os conteúdos de cada disciplina

Share